top of page

VISTO TEMPORÁRIO E IDENTIDADE CHILENA PARA BRASILEIROS (RUN-RUT)

  • Foto do escritor: Thiago Xavier
    Thiago Xavier
  • 9 de jul. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de ago. de 2019

INSTRUÇÕES, CRONOGRAMA E TODO O PASSO A PASSO PARA TER VISTO E A CÉDULA DE REGISTRO ÚNICO NACIONAL.


Hola!

Aqui vou dar algumas dicas e orientações a respeito da solicitação de permanência no Chile e da Cédula de Identidade, mais conhecida como RUT. Mas antes, aviso! Tenha paciência, pois o processo é demorado. O meu levou aproximadamente 9 meses desde o dia da inscrição até o dia da retirada da cédula de identidade chilena.

Bom! vale lembrar que a permanência como turista no Chile tem um prazo de 90 dias. Há muitas pessoas que para renovar a validade de 90 dias saem do chile, geralmente vão a Mendonza na Argentina e voltam. Mas essa é uma medida para driblar o curso normal dos procedimentos. Não que seja ilegal, mas não é o mais indicado. Até porque para realizar qualquer solicitação como residente no Chile na maioria dos casos é solicitado o RUT. E, dependendo de onde você more, acaba tendo muitas vantagens com a cédula de estrangeiro.

No Chile há 4 tipos de visto: Visto Sujeito a Contrato, Visto Temporário, Visto de Estudante e Refúgio e Asilo Político. Saiba mais sobre as definições clicando aqui.

Existe uma quantidade crescente de brasileiros que vem acompanhando cônjuges, a trabalho ou simplesmente para tentar uma nova vida. Os caminhos para conseguir o visto de permanência e a cédula de identidade são simples. O que causa um pouco de incômodo é a demora deste processo. A seguir você verá todo o passo a passo com as datas, prazos e dicas que vão acontecer na seguinte ordem:

  1. Solicitação do Visto de Residência Temporária

  2. Realizar o Pagamento da Taxa de Solicitação

  3. Agendar uma data para comparecer ao Departamento de Estrangeria - online

  4. Agendar uma data para comparacer a PDI (Polícia Internacional) - online

  5. Comparecer ao Registro Cívil para solicitar o RUN/RUT

  6. Buscar o RUN/RUT

  7. Solicitação do Visto de Residência Temporária ou Permanente

  8. Renovação do RUN/RUT

Vamos lá!

 

1. Solicitação do Visto de Residência Temporária

 

O Visto de Residência temporária permite que estrangeiros solicitem autorização legal para residir no Chile por um período máximo de um ano. Para brasileiros o trâmite se torna mais simples, uma vez que não se torna necessário comprovar vínculo empregatício ou familiar com o país como informa o acordo do Mercosul.

Governo do Chile: Esta permissão de residência baseia-se no princípio da Circular internacional de reciprocidade nº 264645, de 04.12.09, que estipula que o visto de residente temporário será concedido por um ano, renovável por igual período aos cidadãos argentinos, bolivianos, brasileiros, paraguaios e uruguaios, que estão no Chile, independentemente da atividade que vierem a fazer, desde que não possuam antecedentes criminais.

Para solicitar este visto, os cidadãos devem apresentar o Passaporte Válido.


Então, caso esteja em Satiago, o primeiro passo é o seguinte: Reúna os documentos listados abaixo e envie por carta certificada ao clasificador 8, correo central, Santiago:

cópia do passaporte (fichas de identificação, número e datas de emissão e validade e a folha com carimbo de entrada, além disso, quando for o caso, cópia do Visto Turístico). No caso de entrada no país com outro documento de identificação, anexar 1 fotocópia do Bilhete de Identidade.
1 fotografía recente, tamanho (3x2cm), colorida, con nome completo e número de passaporte.
Formulário de solicitação preenchido
Uma vez que o pedido tenha sido processado, uma cópia numerada e carimbada será enviada para o endereço cadastrado pelo solicitante.

Atenção no preenchimento dos dados que poderão ser realizados a manuscrito com caneta. Como resultado do pedido, em um prazo de 120 dias úteis, você receberá uma cópia desta solicitação em casa.

Para quem está em Santiago há a opção de obter mais informações ligando para 600 486 30 00 ou +56 2 3239 3100.



A matéria estará disponível em 03 de SETEMBRO


Comments


bottom of page